6/29/2009

O FIG está a chegar


O FIG está a chegar
29 de Junho 2009
Os Gigantes invadem Pinhal Novo entre 3 e 5 de Julho. É a 7ª edição do FIG, o Festival Internacional de Gigantes, promovido pela Câmara Municipal, em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística.



Mais internacional do que nunca, o FIG recebe artistas de Espanha, França, Itália, Inglaterra, Brasil, Colômbia, Índia e, claro, Portugal – com propostas de todas as cores… e de todos os tamanhos! Aos gigantones e cabeçudos das nossas aldeias e às arruadas festivas com a presença dos bombos e das gaitas de foles, o programa alia teatro de rua, músicas do mundo, dança, marionetas, exposições, artesanato e ateliês. As figuras gigantes estarão sempre em destaque, dos tradicionais às performances contemporâneas. Durante a tarde de domingo, os participantes percorrerão as ruas de Pinhal Novo num desfile com várias centenas de participantes - artistas, gigantones, orquestras de bombos, fanfarras e alunos das escolas do concelho. Os produtos regionais de qualidade também estarão em destaque, com um espaço gastronómico ampliado e a participação dos produtores locais.



Além do programa de espectáculos, destaque, ainda, para os espaços de “Conversas sobre Cultura Popular” onde se realizará o lançamento do Livro de Histórias de Gigantes – um livro infantil que compila contos tradicionais portugueses com referência a figuras gigantes, editado pela Câmara Municipal, com o apoio do IELT/FCSH da Universidade Nova de Lisboa - e a apresentação da maleta pedagógica FIG, e para a Exposição “Máscaras Portuguesas” de André Gago, que estará patente no Foyer do Auditório Municipal e no Mercado Municipal de Pinhal Novo.



Nesta edição, o FIG apresenta, como parceiros associados, a Generalitat da Catalunha, o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e a Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Sem comentários: