7/07/2009

Palmela recebe Festival Internacional de Saxofones

Palmela recebe, entre 12 e 19 de Julho, alguns dos músicos mais reconhecidos, a nível mundial, na área do saxofone. A 3ª edição do FISP – Festival Internacional de Saxofone de Palmela, numa organização da Sociedade Filarmónica Humanitária, do Conservatório Regional de Palmela e do Quarteto Artemsax, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela, apresenta um programa extenso e diversificado, com mais de 30 espectáculos, masterclasses, workshops, seminários e conferências. Os principais objectivos da iniciativa passam pela divulgação do saxofone e do melhor que se faz, em Portugal e no estrangeiro, nas áreas clássica e do Jazz.

A organização irá tentar bater o Record do Guiness para a maior orquestra de saxofones do mundo, no dia 12 de Julho, às 17 horas, no Largo de S. João. O compositor palmelense Jorge Salgueiro escreveu uma peça para o efeito e irá dirigir a orquestra. A participação é aberta a todos os saxofonistas – nacionais ou estrangeiros - interessados em participar, basta para isso formalizar a inscrição até 9 de Julho, através do e-mail fisp.guiness@gmail.com, indicando nome, morada, n.º de BI, telefone e e-mail. Estará presente um inspector do Guiness World of Records para aferir e certificar a validade do recorde. O actual foi actualizado em Outubro de 2008, na Tailândia, com um ensemble composto por 918 saxofones.

No âmbito do programa, destaque para a realização de masterclasses, entre 13 e 16 de Julho, na colectividade e na Biblioteca Municipal de Palmela, com James Houlik (EUA), Gerard McChrystal (Irlanda), Alexandre Doisy (França), António Filipe Belijar (Espanha), Alberto Roque (Portugal), Albert Julià (Espanha), Henk van Twillert (Holanda), Gary Smulyan (EUA), Michael Cheret (França) e Jorge Reis (Portugal). De referir, ainda, a realização do III Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos”, nos dias 17 e 18.

Sem comentários: