11/17/2009

Biblioteca de Gonçalo M. Tavares - Novembro - Palmela


A partir do mês de Novembro o escritor Gonçalo M. Tavares começa uma Biblioteca inédita na Biblioteca Municipal de Palmela. À semelhança do conteúdo do livro Biblioteca, cada mês haverá dois textos literários inéditos da sua autoria, escritos a partir da sua própria leitura de outros escritores, produzidos especialmente para a BM de Palmela



Os textos serão afixados em todas as Bibliotecas da Rede de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela, e estarão disponíveis para os leitores coleccionarem.

Convidam-se todos os leitores interessados a produzir um texto-resposta (ou, em alternativa, um poema, um desenho, ilustração, fotografia, etc.) devidamente identificado, a entregar em qualquer das Bibliotecas Municipais do Concelho.
Estes leitores serão convidados-especiais para as sessões do Curso de Leitura e Imaginação, em 3 sessões, com Gonçalo M. Tavares, posteriormente anunciadas. Este curso terá uma componente teórica e outra de exercícios práticos.

Em Novembro os dois primeiros textos são sobre Alexandre O’Neill, veja aqui…

Sobre Alexandre O´Neill – 1 (pdf 2Mb)
Sobre Alexandre O´Neill – 2 (pdf 2Mb)


Gonçalo M. Tavares

Gonçalo M. Tavares, escritor português, nasceu em 1970 em Luanda. Publicou a sua primeira obra em Dezembro de 2001. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro.




Em Portugal recebeu o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance - Jerusalém (Caminho); o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, com o livro O Senhor Valéry (Caminho); o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações. Novalis (Difel); e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com água, cão, cavalo, cabeça 2007(Caminho).

Os seus livros deram origem, em Portugal e no estrangeiro, a peças de teatro, objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, projectos de arquitectura, etc., bem como a teses académicas (Portugal, Brasil e Itália).

Todas as suas obras estão a ser traduzidas.
Está a ser editado em vinte e seis países.

Prémios no Estrangeiro:

Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil).
Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália).
Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia).
Nomeado para o Prix Cévennes 2009 – Prémio para o melhor romance europeu (França).

Sem comentários: